Desconto para os 30 primeiros alunos que comprarem hoje!
Get Local (200 px × 40 px) (1)

Estetoscópio para Enfermagem: Qual comprar? Dicas definitivas!

Compartilhe este conteúdo:

Todo profissional de saúde já passou ou está passando pelo desafio de escolher o melhor estetoscópio.

Conhecido como um instrumento utilizado para amplificar os sons do corpo humano, o estetoscópio pode ser utilizado para auscultar os sons provenientes dos pulmões, coração e intestino. Além disso, quando o estetoscópio é utilizado juntamente com um esfigmomanômetro, ele auxilia na aferição da PA (pressão arterial).

Afinal, quais são os tipos de estetoscópios mais indicados?
É importante entender que existem em 2 tipos principais: o acústico e o eletrônico. Os acústicos são mais utilizados na área da Medicina, funcionando por meio da transmissão do som de um dispositivo posicionado na região peitoral do paciente.

Já os eletrônicos, também conhecidos como estéfonos, possuem o mesmo objetivo do estetoscópio acústico, mas amplifica eletronicamente os sons corporais e ainda possuem a função de gravar para que você possa ouvir depois.

Agora que você já sabe os tipos de estetoscópios, como saber qual é a melhor opção?

O primeiro aspecto que deve ser levado em conta é o custo-benefício para que o tipo escolhido atenda às suas necessidades. Antes de escolher o seu estetoscópio, avalie os seguintes critérios: a durabilidade do produto, a ausculta de qualidade e o conforto. Lembre-se que o esteto precisa durar bastante tempo, por ser um produto com um alto custo e de utilização constante. Tenha certeza de que o estetoscópio escolhido possui uma ótima acústica.

Mas como saber se o estetoscópio escolhido possui uma boa acústica? É fácil! Faça um teste com o seu esteto para diferenciar. Um teste muito eficaz e rápido é fechar as mãos, mantendo o auscultador em contato direto com a palma da sua mão, e ir tocando alguns pontos, auscultando-os ao mesmo tempo. Quanto mais audível for o som desses toques, melhor é a qualidade equipamento escolhido.

Para finalizar, um outro aspecto importante para ser analisado antes de comprar é o conforto desse aparelho para o seu dia a dia. Escolha o mais leve e confortável.

Atualmente, os estetoscópios eletrônicos ganharam destaque entre os estudantes da área da saúde de maneira geral. Além de serem muito modernos, eles proporcionaram uma grande melhora nas avaliações de saúde por meio da tecnologia. Utilizar esse tipo de aparelho possibilita uma ausculta mais eficiente com um som bastante semelhante ao som acústico, podendo ainda ser amplificado. Isso ajuda em um diagnóstico mais preciso.

Há ainda os estetoscópios pediátricos, que se diferem dos estetoscópios de tamanho normal por possuírem um ressonador menor, muito mais adequado para os pacientes pequenos, principalmente os recém-nascidos.

E qual seria a marca ideal?
Aqui vamos indicar algumas:

• Littman : Sinônimo de qualidade. É usada por praticamente todos os profissionais de sucesso.
• Spirit: Menos conhecida do que a Littman, mas também possui estetoscópios muito bons e bons preços.
• Premium: Estes são os estetoscópios mais baratos do mercado. O problema é que eles pecam quanto à qualidade de resposta da ausculta.
• Rappaport: Se você que deseja um estetoscópio somente para situações mais simples, trata-se de uma boa marca. Para ausculta cardíaca e pulmonar, não são considerados boas marcas, podendo confundir alguns diagnósticos ou até deixar passar sons importantes no diagnóstico do seu paciente.

A procura por equipamentos médicos de qualidade é extremamente importante para um atendimento inicial eficaz, e também para a coleta de uma boa anamnese, garantindo um tratamento adequado.

Pesquise muito bem antes de comprar e opte por marcas que atendam às suas necessidades.

curso de hemodiálise

Curso de Hemodiálise

Aprenda todos os Procedimentos Técnicos e se torne um profissional com habilidade para atuar em uma unidade de hemodiálise. Clique aqui para mais informações.