Desconto para os 30 primeiros alunos que comprarem hoje!
Get Local (200 px × 40 px) (1)

Cálculo de gotejamento e medicação

Compartilhe este conteúdo:

O cálculo de gotejamento da medicação é fundamental para garantir a dosagem correta que deve ser dada ao paciente de acordo com a prescrição médica. O principal objetivo é garantir a efetividade de forma segura para o paciente.

Calcular adequadamente o gotejamento dos medicamentos administrados e escolher o equipamento correto para cada tipo de tratamento é essencial. Além disso, o profissional deve acompanhar a resposta do paciente em tempo real. Apenas dessa forma o enfermeiro consegue garantir a administração adequada do medicamento, levando em conta até a velocidade determinada pela prescrição médica.

O tipo de gotejamento de uma medicação depende do conteúdo que será administrado. Para o caso de soluções de eletrólitos, cristaloide, entre outras medicações que serão infundidas em grandes volumes, a melhor opção de equipo é o macrogotas, popularmente conhecido como simples.

Já em pacientes pediátricos e neonatais ou em pacientes que estejam fazendo uso de quimioterápicos antineoplásicos, o mais indicado é o microgotas. Isso porque, nesses casos, a precisão da quantidade é muito relevante para a resposta do paciente.

Existem equipamentos em que é possível programar o cálculo automático da velocidade em que o medicamento será administrado, podendo proporcionar aos profissionais sem prática a possibilidade realizar o procedimento. Este equipo de grande utilidade deve ser conectado à bomba de infusão.
Em todo caso, é necessário “pegar a veia” de forma correta, acoplando a solução que está em sistema fechado ao equipo desejado, verificando se não estão ocorrendo vazamentos e observar a reação do paciente durante o procedimento.

Em alguns casos, pode acontecer de ser necessária a suspensão da administração, por conta do estado clínico do paciente, que pode ser agravado, e também por causa da medicação, que pode acabar causando intoxicação e desconfortos significativos.

curso de hemodiálise

Curso de Hemodiálise

Aprenda todos os Procedimentos Técnicos e se torne um profissional com habilidade para atuar em uma unidade de hemodiálise. Clique aqui para mais informações.