Desconto para os 30 primeiros alunos que comprarem hoje!
Get Local (200 px × 40 px) (1)

Atendimento pré-hospitalar (APH) x primeiros socorros: qual a diferença?

Compartilhe este conteúdo:

Os primeiros atendimentos em prol de vítimas de acidentes são essenciais para a sobrevivência e o prognóstico. Algumas intervenções precisam ser realizadas minutos ou até segundos depois do ocorrido para serem eficazes.
Pensando nesse aspecto podemos entender porque é importante poder contar com profissionais capacitados para realizar esse primeiro atendimento, até a chegada de assistência médica mais complexa.

A chamada assistência emergencial pode ser realizada através do atendimento pré-hospitalar ou dos primeiros socorros.
Conheça as diferenças:

Atendimento pré-hospitalar (APH)
O atendimento pré-hospitalar é realizado por um profissional da área médica. Esse tipo de profissional tem como responsabilidade prestar a primeira assistência às vítimas de acidente ou com algum tipo de emergência clínica.
Esse tipo de atendimento inclui a realização de intervenções médicas adequadas à situação que a vítima se encontra e pensando sempre no seu transporte seguro para uma unidade de pronto-atendimento.

Os profissionais do atendimento pré-hospitalar são preparados para lidar com todas as urgências de saúde de natureza traumática ou clínica. Esse tipo de atendimento pode ser fixo ou móvel.

Primeiros socorros
Os primeiros socorros são ações de urgência em prol de vítimas de acidentes ou agravos à saúde, podendo ser de origem clínica ou traumática. O objetivo principal é manter os sinais vitais do paciente estáveis até a chegada de um atendimento especializado.

Para trabalhar com primeiros socorros, a pessoa não precisa ser profissional da saúde. Ela precisa apenas ter um treinamento específico.
Os primeiros socorros são solicitados quando a própria vítima não pode cuidar de si mesma. Com isso, um especialista treinado pode começar os procedimentos necessários, enquanto uma outra pessoa entra com um serviço de urgência. Logo, os primeiros socorros deve acontecer antes do atendimento pré-hospitalar.

O objetivo principal é proporcionar à vítima os primeiros cuidados básicos eessenciais até que os profissionais de saúde cheguem ao seu encontro.
É importante, inclusive, que a pessoa que está prestando os primeiros socorros fale diretamente com um profissional de saúde do serviço de urgência durante os procedimentos até que a assistência chegue ao local. Dessa forma, é possível compartilhar detalhes sobre o acidente e a vítima para que o profissional de saúde possa cuidar com mais assertividade.

É indicado que toda instituição tenha uma pessoa ou uma equipe de primeiros socorros.

Sobre as Principais diferenças
É importante ressaltar que o primeiro atendimento de saúde – aquele que ocorre antes de o paciente ser transferido para o hospital – é dividido em duas modalidades: o suporte básico de vida (SBV) e o suporte avançado à vida:
• SBV — manobras não invasivas para a manutenção da vida e prevenção de lesões irreparáveis;
• SAV — manobras invasivas específicas e mais complexas para o tratamento de agravos à saúde.
Logo, a primeira diferença é que os primeiros socorros focam no SBV, enquanto no atendimento pré-hospitalar o SAV é praticado pelos profissionais de saúde.
Outra diferença é que a pessoa que faz o curso de primeiros socorros é conhecida como atendente de emergência, enquanto o profissional do atendimento pré-hospitalar é chamado de socorrista.

O socorrista do APH possui os conhecimentos dos primeiros socorros e diversos conhecimentos específicos para o manejo de urgências em saúde, como:

• uso do desfibrilador externo automático e manual;
• ressuscitação cardiopulmonar completa;
• manejo de vítimas de trauma;
• manejo de urgências respiratórias;
• manejo de urgências neurológicas (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, convulsões, síncopes);
• manejo de agravo de condições crônicas (crise hipertensiva, hipoglicemia no diabético).

Tanto os primeiros socorros como o atendimento pré-hospitalar são de extrema importância para os cuidados com as vítimas de saúde. Ser bem preparado para lidar com esses tipos de situação é essencial para evitar a piora do quadro de saúde do paciente.

Agora que você já sabe a diferença entre APH e primeiros socorros, deixe um comentário com a sua pergunta ou compartilhe sua experiência.

curso de hemodiálise

Curso de Hemodiálise

Aprenda todos os Procedimentos Técnicos e se torne um profissional com habilidade para atuar em uma unidade de hemodiálise. Clique aqui para mais informações.